terça-feira, 2 de julho de 2019

Turma da Mônica Laços | Crítica




          A Turma da Mônica ganha finalmente as telonas e me surpreendi indo preocupado ao cinema. Sim, preocupado. Conforme as cenas foram aparecendo em trailers na TV e youtube fui observando cauteloso. Não precisei me perguntar muito para entender que estava simplesmente sendo cuidadoso com algo que me é caro. Gente, a Turma da Mônica é um patrimônio nosso. Entrei na sala de cinema com medo de ver a turminha sendo tratada sem o respeito e o carinho que ela merece. Não sabia o que esperar do filme, mas estava com medo de encarar uma bomba. Não falo nem em decepção, pois fiz muita força para não ter expectativas sobre essa obra. Não li a Graphic Novel que de inspirou o filme e, mesmo quando descobri que sairia no cinema, fiz questão de não ler para não criar um comparativo e fugir de prováveis spoilers. Então não farei comparações aqui.
          Bom, o filme é uma grata surpresa. É um trabalho respeitoso, cuidadoso, detalhado (sem ser detalhista cricri), tem enredo, emociona e, em suma, diverte. Eles estão lá. As crianças foram muito felizes em suas interpretações e caracterizações. Caras, bocas e atitudes se misturam a um clima de infância belo sem pieguice. Você vai reconhecendo e conhecendo os personagens. É tudo muito bem feito. Até a mãe do Cebolinha (a Dona Cebola) está bem caracterizada. Vale fácil o ingresso e cada minuto na tela. A sensação é de que é tudo uma obra feita de um fã para ser entregue a uma plateia de fãs. Se você sabe que o Cebolinha fala eLado e que a Magali é comilona, vá assistir ao filme. Vai lá. Vá ver a turminha do bairro do Limoeiro em uma aventura motivada pela amizade. Eles não vão enfrentar o Thanos (pelo menos não ainda), mas é um filme que merece ser assistido e sentido. Parabéns ao diretor Daniel Rezende, parabéns aos atores Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão) e, claro, parabéns ao Maurício de Sousa.
          Nota? Leva um 4,5, pois vou deixar esse meio ponto como esperança de ver um filme ainda melhor em uma possível continuação.


3 comentários:

  1. Depois de ler a sua opinião sobre o filme, vou hoje mesmo! Nos dias de hoje também me preocupo com as versões de clássicos de nossa infância. Um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Penetra, hoje à noite corro pro cinema. Obrigado por essa beleza de texto. Carlos Feitoza.

    ResponderExcluir
  3. Caro Amigo,
    Foi muito bom ler sua crítica, pois confesso que estava com as mesmas preocupações quando minha filha me chamou para ver o filme, entretanto sei que agora posso ir tranquilo.

    ResponderExcluir