terça-feira, 30 de janeiro de 2018

A Guerra do Velho | Resenha



          Tenho um amigo que me disse a um tempo atrás que tudo já foi escrito, que todas as histórias e conceitos já existem e que livros e filmes só ficam contando-as de forma requentada. Realmente vemos muita coisa recontada. O excelente filme Avatar é comparado a Pocahontas e por aí vai. Mas de repente, cai no seu colo um livro como "A Guerra do Velho" de John Scalzi e você vê que ainda tem muita coisa boa a ser escrita e prazerosamente lida. Ressalto que com a tradução competente de Petê Rissatti, a versão brasileira não deixa nada a desejar, mantendo o frescor, a intensidade e a irreverência do original.
          Bom, o que há de tão inovador? Scalzi nos coloca na pele de um senhor de 75 anos que visita o túmulo da sua amada esposa, precisa constantemente ir ao banheiro e não vê mais um lugar para ele no mundo em meio às dores em seu corpo naturais da idade. O protagonista John Perry trabalhou em Marketing, teve uma boa vida, um filho em carreira de sucesso e nos conta em primeira pessoa que sente a morte se avizinhando. Empolgante? Pois é, mas aí ele se alista em uma força militar espacial, as Forças de Defesa Coloniais (FCD), e vai para o treinamento de combate em outro planeta! Entre os vários motivos que o levam a esta decisão radical está a sua esperança de que as FCD, reconhecidamente mais evoluídas tecnologicamente do que todas as nações da Terra, o tornarão mais jovem. A partir daí começa a evolução do personagem em uma segunda vida, entra a parte de ficção científica e muita aventura e bom humor tornam a leitura rápida e fluente. Devorei o livro em quatro dias!
          Embora haja algumas explicações de conceitos, vejo que mesmo não apreciadores de ficção científica vão gostar da leitura. O livro é acima de tudo sobre o ser humano e, é claro, sobre a guerra. Há uma crítica óbvia à guerra e principalmente sobre não se pensar bem antes de empregar esse recurso, mas nenhuma pregação. Simplesmente vamos gostando dos personagens e vendo eles morrerem de forma estúpida em combate. Não há muita coisa sobre táticas e estratégias, somente o necessário para vermos que estamos em combate e seguirmos o protagonista em suas descobertas e amadurecimento em sua carreira de sucesso como líder combatente. E há romance, mas não falarei disso para não entregar demais.
          Uma característica fundamental para o frescor e alegria na leitura é a personalidade jovial e bem humorada de John Perry. Ele é aquele velhinho boa praça, um espírito jovem enclausurado em um corpo decadente. Sua visão irônica e viva torna a leitura divertida e leve. O autor sabe manter o leitor curioso pelo que vai acontecer a seguir, fazendo você devorar as páginas sem perceber. É uma obra nova, com algum cenário conhecido, mas com conceitos novos. Não falei nada sobre o rejuvenescimento para não estragar essa sequência que é bem interessante. De 1 a 5, dou nota 5 e já estou lendo a sequência: "As Brigadas Fantasmas".

2 comentários:

  1. O que eu mais gosto do Guerra do Velho é o motivo de só anciões serem recrutados por já conhecerem o valor da vida que irão defender. A tecnologia do Brain pal é bem viável também

    ResponderExcluir